EVENTO INTERNACIONAL

FAB participa de abertura oficial do Space Studies Program 2023

Programa de estudos chega ao Brasil pela primeira vez e é realizado pelo ITA, INPE e Prefeitura de São José dos Campos
Publicada em: 03/07/2023 14:41
Imprimir
Fonte: ITA, por Tenente Leonardo
Edição: Agência Força Aérea

No dia 26/06, em cerimônia realizada no Auditório Marco Antonio Raupp, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), foi realizada a abertura oficial do Space Studies Program (SSP 23), principal programa de estudos do setor espacial no mundo e que, pela primeira vez, é realizado no Brasil. As atividades são organizadas pela International Space University (ISU) juntamente com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Prefeitura de São José dos Campos.

Na ocasião, estiveram presentes o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, representando o Comandante da Aeronáutica; o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia; o Governador em exercício do Estado de São Paulo, Felício Ramuth; o representante do Ministério das Comunicações, Rômulo Barbosa; o representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Guilherme de Paula Correa; o Diretor do INPE, Clézio Marcos de Nardin; a Presidente da ISU, Pascale Ehrenfreund, entre outras autoridades civis, militares e acadêmicas.

Em suas palavras, o Diretor-Geral do DCTA destacou a importância do evento para o setor aeroespacial e aproveitou a oportunidade para recordar os 150 anos do nascimento de Santos Dumont. “Muito mais do que criar o avião, o seu invento foi um marco que, verdadeiramente, deu início a todo esse ecossistema que hoje denominamos de setor aeroespacial. A vocação espacial está entranhada no nosso DNA e essa importante iniciativa da International Space University certamente possibilitará um entrosamento construtivo com vistas à solução de desafios globais críticos, relacionados ao setor espacial do Brasil e dos demais países aqui representados”, disse.

O Reitor do ITA falou sobre a importância do Instituto para o desenvolvimento do setor aeroespacial brasileiro e de como parcerias como essa, junto ao INPE, Prefeitura de São José dos Campos e a ISU, são relevantes para o fortalecimento nacional. “Todos nós temos valores muito parecidos, como a busca pela excelência, focados em liderança, empreendedorismo e inovação. Temos a certeza que, após o programa, teremos novas oportunidades de desenvolver mais parcerias de cooperação internacional”, completou o Professor Anderson Correia.

Durante seu discurso, a Presidente da ISU explicou que o que verão nessas próximas semanas é que o universo não é mais um conceito abstrato, pois ele está integrado à economia. "O setor espacial está crescendo rápido e gerando muitos empregos, então, o que estamos criando são caminhos para conexões internacionais e para impulsionar carreiras. Quero agradecer muito ao Brasil pela estrutura e pelas calorosas boas-vindas”, exaltou Pascale Ehrenfreund.

Em uma colaboração, ITA, INPE e Prefeitura de São José dos Campos somaram esforços para atender as necessidades do programa que, desde 1988, já formou mais de 5.400 estudantes de 110 países distintos. Além do SSP 23 ser realizado em ambiente acadêmico, eventos gratuitos serão voltados a toda a comunidade visando aproximar a população do setor espacial e de parte do conteúdo estudado durante o curso. Na programação estão previstas, inclusive, palestras com astronautas, competições de robôs e lançamentos de foguetes.

Sobre o Space Studies Program

Organizado pela ISU (International Space University), o Space Studies Program 2023 (SSP 23) é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor. É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de nove semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico.

Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP 23 e a primeira vez que terá o Brasil como sede. Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas de 50 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial.

O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Agência Espacial Brasileira (AEB), DCTA e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Fotos: Tenente Daniela / GAP-SJ